Lilypie Second Birthday tickers Lilypie Pregnancy tickers

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A nossa consulta #1

Tal como eu previ a consulta não foi nada de especial:

* a enfermeira pesou-me (e amei aquela balança, pois deu-me 2kg a menos do que a de casa, ou seja, no meu ficheiro de grávida consta que peso uns maravilhosos 57kg)

* mediu-me a tensão arterial, que por sinal estava bem alta (145), como sempre que lá vou às consultas (o que não agradou nada à médica - ela diz que quer que as grávidas dela sejam bem calminhas)

* fez os cálculos de quanto tempo estou segundo a data da minha última menstruação (o que eu já sabia, claro)

* fez-me milhentas perguntas sobre o meu estilo de vida

* encheu-me de panfletos super actuais (de 2007) com informações que eu devo ler sobre a gravidez

* preencheu-me o Boletim de Grávida (e ter que andar sempre com ele parece que começa a tornar tudo isto um pouco mais real)

* a médica deu-me mais umas quantas indicações (achei-a bastante simpática, mas acho que não falou de tudo o que devia ter falado - em relação à toxoplasmose por exemplo nem falou dos alimentos que eu devo evitar comer)

* passou-me um monte de credenciais para poder fazer as análises e mostrá-las na próxima consulta (que será dia 30 de Dezembro, ou seja se até la estiver alguma coisa mal, também ninguém se importa)

* passou-me a credencial para a 1ª eco, que deve ser feita entre as 11 e as 13 semanas (ou seja só a devo marcar para a primeira quinzena de Janeiro - e até que seja o que Deus quiser)

* marcou-me a próxima consulta

* passou a carta verde para eu ter direito à isenção das consultas

* deu-me uma revistinha para ler

* deu-me um cheque-dentista

* respondeu às poucas perguntas que fiz e disse mais umas quantas coisas engraçadas...

O que realmente me chateou no meio disto tudo é que ninguém me tinha avisado para eu levar o xixi da manhã. Então a enfermeira não pôde fazer a análise à urina que, como agora já sei, se faz em todas as consultas para saber se existe alguma alteração e se é preciso fazer alguma análise específica. Enfim, agora só farão isso no dia 30 de Dezembro - outra coisa que me deixou bastante chateada (mas ainda vou tentar passar lá e perguntar se não posso lá levar a urina para a semana!).

Enfim... eu pensava mesmo que no início da gravidez as consultas seriam mais próximas umas das outras... vou ter mesmo que esperar para poder marcar a consulta no GO particular!

6 comentários:

Tânia disse...

Creio que na primeira consulta que a minha irmã foi a médica (particular) também não falou da toxoplasmose!
Só lhe falou nisso depois de ela ter feito as análises ao sangue!
Não te assuste talvez seja normal (não sei porque não tenho filhos ainda)

Pipa disse...

Na minha gravidez do meu M. o meu obstetra não fez grandes recomendações relativas á taxoplasmose (eu não estava imune), apenas me disse, que se eu não a tinha apanhado em 30 anos de vida, dificilmente a apanahria agora, mantendo os habitos normais, uma vez que não lidava com gatos.
E sorte a tua com a balança! A do consultório do meu médico dá sempre mais que a minha de casa!!!

Anónimo disse...

Estranho! Por norma os médicos falam todos nisso logo na primeira consulta. Lá se esqueceu, mas para a proxima fazes lembrar. Não tenhas medo de perguntar mesmo que te pareça ridicula a pergunta. Eles estão la para nos atender.
Quanto ao xixi da manhã, no minha primeira consulta em Portugal também ninguém me falou. Mas agora levo sempre.
Quanto à eco tamvez nos encontremos lá. Eu faço no Briosa e Gala e também vai ser marcada para a primeira quinzena de Janeiro. :)

Claudia disse...

É normal que não tenha falado da toxoplasmose, só depois de ver as análises e se não estiveres imune. E não te receitou ácido fólico?? No serviço publico só deves fazer uma eco por trimestre... eu estou a ser seguida no privado. Faço uma todos os meses, fora a das 11-13 semanas e a das 20 que foram mais completas.
Beijinhos e tudo de bom.

Tany disse...

Tânia - eu ja tinha as analises qe fiz em Março e mostrei-as à médica e lá dizia que não sou imune à toxoplasmose, e nem assim ela falou!

Pipa - realmente se em quase 30 anos nunca contraí a toxoplasmose seria muito azar ser logo agora . De qualquer forma prefiro sempre prevenir :)

Rita - também vou fazer a minha eco ao Briosa e Gala :) Já marcaste a tua, ou não és tu que marcas?

Claudia - o ácido fólico eu ja estava a tomar e continuo. Também estou à espera do cartão do seguro de saúde para poder marcar uma consulta no GO particular. As ecos das 11-13 e a das 20 semanas fizeste-as atraves do publico? Não sei muito bem como fazer para ser seguida pelos dois lados...

Claudia disse...

Não fiz nenhuma no público, como tenho vários problemas de saúde fui só seguida no privado pelo médico que já me conhecia. Fica muito caro... mas é mais completo que no hospital publico e no centro de saude (pelo menos no da minha zona).
Beijinhos nossos
http://omilagrerafael.blogspot.com