Lilypie Second Birthday tickers Lilypie Pregnancy tickers

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ás 21 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 97 cm

O peso: 66 kg (acho que abusei esta semana)

Os sintomas: Continuam basicamente igual. Os pontapés são cada vez mais frequentes e sentem-se cada vez melhor. Consegui dormir bastante bem esta semana, mas sinto-me muito cansada, não sei se já será o acumular de cansaço, ou falta de descanso mesmo. De resto ainda me sinto em forma.

O bebé está assim...


Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: As pálpebras e as sobrancelhas do bebé já estão totalmente desenvolvidas e as pontas dos dedos já têm unhas. O bebé já consegue ouvir a mãe e esta semana já está do tamanho de uma abóbora manteiga.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

E um brinde para o papá...

Ontem à noite lá conseguimos.

O bebé estava-se a mexer imenso e eu disse ao papá para por a mão na barriga a ver se o sentia. É claro que ao fim de alguns minutos ele desanimou logo e disse que de certeza que ainda só dava para sentir por dentro. Mas é certo que o bebe depois de ele ter tirado a mãe se mexia cada vez mais.

Depois de alguma insistência minha ele lá voltou a por a mão na barriguinha e deviam só de ter visto a cara dele de felicidade quando sentiu um valente chute na mão. Ahh coisa mais deliciosa!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Adoro surpresas destas...

Até me tinha esquecido de partilhar aqui, de tão feliz que fiquei com a surpresa.

No dia em que fizemos as 20 semanas o papá babado decidiu surpreender-nos com um bolo feito por ele. Mas como ele se atrasou um pouco e entretanto lhe liguei a dizer que já estava a vir do trabalho ele teve que desenformar o bolo e fazer o resto a correr e o resultado foi engraçado (ele é que não achou muita piada).

Mas para mim foi o bolo mais lindo que já vi... olhem só:

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cada vez mais evidente...

Parece-me a mim que já não há nada que enganar...

Logo às 14 semanas comecei a sentir umas coisinhas muito leves na barriga, como bolinhas de sabão a rebentar, mas claro que nessa altura não tinha a certeza de nada, por achar muito cedo.

Mais ou menos a partir das 17 semanas, essa sensação começou a ficar cada vez mais forte e mais evidente e consigo senti-la cada vez mais vezes.

Hoje então devo ter sido premiada por ter chegado a meio da gravidez. De manhã ainda na cama, pousei a minha mão na barriga e de repente senti um solavanco, que até a minha mão mexeu, ou seja, já se sente cá fora... claro que o papá pôs logo a mão mas já não conseguiu sentir nada, parece-me que por enquanto será uma coisa só nossa!

Tantas actualizações...

Desculpem eu dar-vos tanta coisa para ler de uma só vez, mas tenho andado tão ocupada que hoje decidi actualizar isto tudo para não acumular.

Divirtam-se!

Ás 20 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 96,5cm

O peso: 65,2kg (com o raspanete da enfermeira e um pouco de cuidado já nem engordo, antes pelo contrário!)

Os sintomas: Sinto-me em forma, mas se pudesse descansava bem mais - à noite chego a casa mesmo muito cansada e cheia de sono! Cada vez mais fico com menos fôlego quando tenho que subir alguma coisa a pé, quer sejam degraus, quer seja uma rua, chego lá acima quase com a língua de fora! Esta noite tive um sonho estranho e além disso acordei às 6h da manhã e só adormeci pouco antes do despertador tocar, o que também não ajuda muito. Os chutes cá por dentro também estão cada vez mais evidentes!

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: Uma substância espessa e gordurosa, chamada vérnix, cobre o corpo do bebé e protege-o da imersão no líquido amniótico. Essa camada ajuda também no parto normal. O bebé já engole mais líquido esta semana, o que é um bom treino para o sistema digestivo. Depois de beber o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso. Além disso, o mecónio (primeiras fezes do bebé) já se acumula no intestino. Esta semana o bebé terá o tamanho de um melãozinho.

Aqui está ela...

Aqui está um pedacinho da ecografia que fizemos às 17 semanas e 3 dias



E conseguiram chegar a alguma conclusão?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ás 19 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 96cm

O peso: 65,3kg

Os sintomas: Já consigo aguentar bem durante a noite, sem ter que estar sempre a ir à casa de banho (o útero já deve estar mais levantado e faz menos pressão na bexiga!). Além disso e tirando umas cólicas enormes que me deram há dias e me fizeram vir para casa mais cedo do trabalho (para depois constatar que eram gases, e ainda bem!) está tudo óptimo.

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: O cabelo do bebé começa a nascer, mas a cor e a textura podem mudar depois do nascimento. As pernas e os braços já estão bem proporcionais em relação ao resto do corpo e esta semana o desenvolvimento sensorial chega ao auge. Esta semana ele estará do tamanho de uma batata.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Das consultas...

A consulta de 6ª com a médica privada correu bem.

O meu colo do útero continua normal (foi logo a primeira coisa a ser vista) e vimos o coração do bebe a piscar com toda a força. A eco deve ter demorado uma meia hora, da qual me deixaram assistir à volta de 2 minutos, porque o pai babado e a Dra estavam lá tão entretidos a ver se descobriam o sexo da criança que se esqueceram que a mãe sou eu e que talvez também quisesse ver qualquer coisinha. Mas no final lá tive direito a ver um pouquinho também (ainda bem que desta vez levámos a máquina fotográfica e o marido filmou, que assim já pude ver com os meus olhos aquilo que só ouvi em comentários!) E quanto ao sexo da criança não digo mais nada, ponho depois aqui um pedacinho do vídeo para vocês verem, é mais engraçado!

Ontem tive também consulta no Centro de Saúde (num diferente, porque agora as grávidas do meu centro de saúde foram recambiadas para outro lado!). O valor baixo da pressão estava um pouco elevado e a enfermeira passou-me um raspanete por já ter engordado 5kg! Diz ela que isso depois fica cá tudo... ou seja, para além daquelas conversas de sempre, vim para casa com a indicação de cortar no arroz, nas batas, na massa, no pão, evitar bananas, uvas, cerejas e dióspiros. E diz-me o marido "Então vais comer o quê?!?!".

É assim, mãe sofre e não há nada a fazer, mas estou feliz e isso é que importa!

Ás 18 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 95cm

O peso: 64,8kg

Os sintomas: Está tudo bastante bem. Sinto-me com bastante energia, se bem que mais cansada à noite. E tenho a sensação que os empurrões aqui dentro estão cada vez mais evidentes.

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: A pele é ainda bastante fina, o que deixaria ver os vasos sanguíneos. Ele já flexiona as pernas e os braços e as orelhas já se encontram na posição definitiva, sobressaindo em relação à cabeça. O peito já imita o movimento de respiração, mas em vez de ar ele inspira líquido amniótico. Esta semana ele está do tamanho de uma papaia e pesa cerca de 200gr.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Já satisfiz minha vontade!

Fui ontem ao supermercado e comprei duas toranjas, daquelas bem vermelhinhas por dentro.

Já não me lembrava do sabor daquilo e é evidente que a tive que comer com açúcar, mas mesmo com aquele sabor amargo na boca caiu-me lindamente!

E agora vou ali comer a outra que a barriguinha já dá horas e tenho aqui mais alguém para alimentar.

E junto com as 17 semanas...

Vem um pânico e medo sem igual.

As 17 semanas e 5 dias marcam o fim da minha última gravidez. E por mais que eu me esforce não consigo pensar noutra coisa. Tento ser o mais positiva possível, mas tem sido muito difícil e penso que no Domingo será ainda mais difícil para mim.

Ainda bem que tenho consulta com a GO privada na 6ª, pode ser que ela me acalme e que quando virmos o nosso rebento todo espertinho naquele monitor maravilhoso que ela tem no consultório nos saia um peso enorme de cima (pelo menos a mim!). E é claro que não saio de lá antes dela me dizer se o meu colo do útero está ou não com tamanho normal!

Até lá é tentar não stressar muito... afinal já só faltam 2 dias.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ás 17 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 95cm

O peso: 64,8kg (ai os abusos!)

Os sintomas: Continua tudo bem calmo, mas já começo a sentir mais algum cansaço ao final do dia. Além disso, começo a ter alguma dificuldade em dormir, acordo de noite e dou 1001 voltas na cama, sem encontrar posição confortável para dormir e cheia de dores nas ancas de estar sempre a dormir de lado!

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui

O desenvolvimento: O cordão umbilical do bebé está mais grosso e resistente. A audição já se está a desenvolver e o bebé já consegue mexer todas as articulações. Além disso o seu esqueleto, formado por uma cartilagem ainda flexível, está a ficar cada vez mais rígido e a mielina, substância protectora, começa aos poucos a envolver a medula espinhal. Esta semana o nosso bebé está do tamanho de uma manga.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Contar os meses de gravidez...

Para as grávidas isto torna-se uma tarefa nada fácil, pelo menos para mim!

Não podemos contar 1 mês a cada 4 semanas, pois normalmente os meses têm uns dias a mais.

Encontrei esta tabela, que ajuda um pouco com estas contas:

1 mês - 4 semanas e 2 dias.
2 meses- 8 semanas e 4 dias.
3 meses- 13 semanas
4 meses- 17 semanas e 2 dias
5 meses- 21 semanas e 5 dias
6 meses- 26 semanas
7 meses- 30 semanas e 2 dias.
8 meses- 34 semanas e 5 dias.
9 meses- 39 semanas
DPP - 40 semanas
(Retirado daqui)

De qualquer forma ainda acho mais fácil pegarmos na DPP e a partir daí, contando para trás, vermos quantos meses ainda faltam para calcularmos de quantos meses estamos. Ou seja, no meu caso, farei os 4 meses no dia 12 de Janeiro, e aí já estarei de 18 semanas e 2 dias. Mas de uma forma ou de outra, assim sempre podemos ter uma ideia do que responder quando nos perguntarem de quantos meses estamos (para não ficarem a olhar para nós com aquelas caras esquisitas quando falamos em semanas!).

Ando cheia de vontade...

De comer uma toranja!

Desde ontem que não penso em outra coisa, não faço ideia porquê, mas não me saem as toranjas da cabeça.

A última vez que comi uma era ainda criança e agora apetecia-me comer outra vez!

Acho que amanhã vou às compras...

Boas festas...

Espero que tenham todos passados uns óptimos dias de festa...

Por aqui correu tudo bem, mas como sempre é a correr (ainda mais este ano que o Natal e a passagem de ano foram de Sábado para Domingo!).

Aproveitei também na semana passada para descansar um pouco mais, ir arrumando umas coisinhas cá por casa e comecei a fazer tricot (nada fácil por sinal - depois ponha cá umas fotos).

Aproveito então para desejar a todos que por aqui passam um excelente 2012.