Lilypie Second Birthday tickers Lilypie Pregnancy tickers

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ás 16 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 94,5cm (já que na outra semana não cresceu...)

O peso: 63,9 kg

Os sintomas: Quando me viro um pouco mais que o normal sinto logo tudo a puxar cá por dentro, mas já li que é normal, por isso nada de preocupações. De resto está tudo bem calmo, tirando o facto que voltei a ter que me levantar de noite para fazer o xixi da praxe!

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento:
A cabeça do bebé está mais erecta e começa a formar-se o couro cabeludo. O sistema circulatório do bebé já começa a funcionar e nas próximas três semanas ele vai dobrar de peso e crescer vários centímetros. Nesta altura o nosso bebé está do tamanho de uma toranja.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ás 15 semanas...

Eu estou assim...

A barriga: 93cm (parece que não lhe apeteceu muito crescer)

O peso: 63,3 kg (mas o peso continua a aumentar)

Os sintomas: Continuo a sentir as fisgadas e de vez em quando (quando me lembro) lá vou tomando o Magnésio a ver se ajuda, mas estas coisas deixam-me sempre preocupada. Além disto noto que as minhas unhas estão bem mais fortes e o cabelo quase não me cai, o que é óptimo.

O bebé está assim...
Imagem e informações retiradas daqui.

Link
O desenvolvimento: Apesar de eu não o sentir, o bebé tem soluços com bastante frequência. As pernas do bebé estão agora mais longas que os braços e ele já mexe todas as articulações. Embora as suas pálpebras estejam fechadas ele já se apercebe da luz e as unhas já estão completamente formadas. Esta semana ele já está do tamanho de uma pêra.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

E ontem...

Senti pela primeira vez uma sensação nova cá dentro...

Depois do almoço deitei-me um pouco no sofá, quando de repente tive uma sensação nova dentro de mim. É difícil explicar, só me fez lembrar
bolinhas de sabão a rebentar, assim bem suave. Inexplicável!

Mas que foi algo diferente foi, mesmo que não tenha sido ainda o bebé...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

E por falar em comida...

Vou preparar o almoço que a barriguinha já dá horas e o marido está quase a chegar...

E também foi dia...

De ir fazer umas compritas cá para casa antes de ir trabalhar e desgraçar-me um pouco com as minhas perdições...

Como a consulta tinha sido às 13h tive que almoçar bem cedo, então deu-me um ataque de fome daqueles quando saí do Hospital (na verdade eu já estava a pensar em comida antes de sair de lá, mas não digam a ninguém).

E já que eu estava no centro comercial tive que comer um maravilhoso Cheeseburguer e de seguida um folhado de maça... parece que lhes sinto o saber ainda agora...

Ontem foi dia...

De consulta no Hospital.

Correu como sempre (acho que cada vez mais, espero menos destas consultas), mas ao menos deu para ouvir o coração do nosso biscoitinho, o que já ajuda a tranquilizar um pouco.

De resto estava tudo normal, tirando o meu coração que estava um pouco acelerado (120), provavelmente do nervoso miudinho que me acompanha sempre nestas situações.

Aproveitei para tirar umas quantas dúvidas com a Dra, como é da praxe, e pedir o documento que atesta o meu tempo de gravidez para ir pedir o abono pré-natal (e só hoje reparei que ela se enganou lá na semana, devia ter posto 14 e escreveu 13! Alguém me sabe dizer se há problema?).

Além disso também já me marcou as próximas duas consultas e a eco morfológica de 2º trimestre para final de Janeiro. E eu saí de lá já com uma ideia de quando irei marcar a próxima consulta na médica privada!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ás 14 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 93cm

O peso: 62,6kg (ai ai, nem digo nada!)

Os sintomas: Parece que a prisão de ventre voltou para me chatear mais um pouco. Além disso tenho andado bastante bem, sem grandes queixas (a única queixa é que continuo com fome de leão, espero que passe rápido se não não vou poder responder por mim!). Começo também a sentir umas fisgadas na barriga bem em baixo, ou então na parte de cima, parece alguma coisa a puxar (espero que seja normal).

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: O corpo do bebé agora cresce mais rápido do que a cabeça e os braços estão também mais longos e no final desta semana já serão proporcionais em relação ao resto do corpo. A pele cobre-se de uma camada fina de pêlo, chamada lanugo e começam a aparecer as sobrancelhas e o cabelo. Nesta fase o bebé já faz vários movimentos, como agarrar, franzir as sobrancelhas e fazer caretas. Esta semana ele está do tamanho de uma laranja.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Já temos selinho...


E depois de todo o trabalho e dor de cabeça que me deu não estou com vontade de o oferecer agora... mas amanhã ou no fim de semana já trato disso!

Pronto...

Já fiz mais umas alterações e acrescentei mais umas coisinhas que faltavam aqui no blog.

Aos poucos vai-se compondo!

Ás 13 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 92,5 cm

O peso: 61,5 kg (estou a conseguir manter para já)

Os sintomas: Os mamilos estão cada vez mais sensíveis e continuo a sentir as fisgadas de vez em quando. Já passo bastante bem sem a sesta depois do almoço, mas noto que fico sem ar com mais facilidade (basta subir a escada da minha casa para ficar sem fôlego!). E já há até quem diga que estou com cara de grávida!

O bebé está assim...
Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: O bebé já tem impressões digitais únicas e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar. O seu trato urinário já funciona e ele já começa a urinar o liquido amniótico que engole. A sua cabeça também está mais proporcional em relação ao corpo. E esta semana estará do tamanho de um limão.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E como agora tenho muito que fazer...

Porque tenho as avaliações todas dos meus meninos para entregar ainda hoje, vou ter que ir trabalhar e já não consigo actualizar a evolução semanal, mas logo ou amanhã já trato disso :)

Da eco...

Está tudo bem com o nosso feijãozinho...

Ao início ainda hesitei um pouco (já sabem como é a cabeça de mãe!) porque ele não se estava a mexer e eu nem sequer me lembrei de olhar para o coraçãozinho a piscar, mas como o pequenote não estava a jeito a Dra aproveitou logo para ouvir o coraçãozinho e ainda bem porque me acalmou logo.

Ela disse que as medições estão todas dentro do normal e que "para já" (como ela gostava de dizer) está tudo bem, incluindo o valor da TN, que está em 1,38mm e é normal até aos 3mm segundo ela. Também visualizámos o osso nasal, o que é óptimo! E já que lá estava aproveitei para pedir à Dra para ver se o colo de útero estava normal, contando-lhe resumidamente o que tinha acontecido na gravidez anterior e ela foi logo fazer a medição e disse que está com o tamanho normal também, o que me aliviou ainda mais (acho que vai ser uma daquelas coisas que vai andar sempre no meu pensamento durante a gravidez!).

Depois da eco ainda estivemos lá um pouco à espera para me tirarem sangue para fazerem o rastreio bioquímico e agora é esperar por boas notícias.

E esta Dra disse que era contra as normas do Hospital filmarmos a eco, mas que se lhe arranjarmos uma pen que ela depois nos passa tudo :) Por isso a única coisa que tenho para já é uma foto para vos mostrar (e não é em 3D porque o envergonhadinho estava sempre de costas e não deixou tirar nenhuma foto linda a 3D!)



E são estas as 2 melhores fotos que temos... pelas medições afinal já estávamos ontem de 13 semanas e não de 12 semanas e 5 dias como se pensava inicialmente pela primeira eco (a Dra disse que a primeira eco como foi muito cedo pode sempre ter uns dias de erro!).

E segundo ela, não querendo arriscar muito e não querendo dar a certeza de nada, pareceu-lhe, pela experiência que tem, que seja um menino, mas como também é um pouco cedo teremos que confirmar isso numa próxima vez :)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

E para descontrair um pouco...

Está aqui uma maneira engraçada de adivinharmos o sexo dos nossos feijõezinhos...

É que já não acredito nadinha na tabela chinesa... encontrei duas, e uma totalmente ao contrário da outra, o que não nos leva longe!

Então aqui vai a fórmula que me ensinaram hoje.

Precisamos saber:

* Idade da mãe na altura da concepção (28)

* Idade do pai na altura da concepção (29)

* Número de dias do mês da concepção (30)

* DPP (14 de Julho)

E a conta faz-se da seguinte forma: soma-se a idade da mãe, do pai, o número de dias do mês de concepção e o número do mês da DPP, que no nosso caso seria assim...

28+29+30+7= 94

Depois vai-se somando os dois algarismos do resultado até obtermos um só algarismo...

9+4=13

1+3=4

E o resultado dá-nos se é menina ou menino... número par para menina e número ímpar para menino, com excepção do 9 que será menina também!

E por esta lógica será menina outra vez...

Vamos lá ver se comigo também dá certo...

Malditos pesadelos...

Devia de ser possível exterminarmos os pesadelos de nosso belo sono...

Só acordamos incomodadas e a pensar no que não devemos!

E já não é a primeira vez que tenho um pesadelo destes...

Cá para mim é o medo (mais uma coisa que devia de ser possível eliminar da nossa cabeça!) da eco de hoje...

Wish me luck!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ontem entrámos....

Oficialmente no 2º Trimestre da gravidez...

Finalmente completámos as 12 semanas!

Agora o risco de aborto desce para 1%. Sei que não realidade isso não quer dizer muito e que podemos mais uma vez estar incluídos nesse mísero 1%, mas que me trouxe algum alívio ai isso trouxe!

Agora é esperar até 3ª-feira para nos certificarmos que está realmente tudo bem.

Sim eu sei...

É muita informação de uma vez só, mas como tenho andado sem tempo para nada e agora tive um bocadinho aproveitei para actualizar as últimas 3 semanas...

E já temos um visual novo, que também me levou algum tempo.

Espero que gostem!

Ás 12 semanas...

Eu estou assim...


A barriga: 92 cm

O peso: 61,5 kg (valeu a pena comer saladinha ontem e jantar menos!)

Os sintomas: Continuo a sentir as fisgadas no peito, mas o melhor de tudo é que já consigo passar algumas noites sem ter que me levantar para ir à casa de banho (o mau é que acordo às 7 da manhã aflitinha e lá vou eu e depois já não consigo dormir mais!). Parece que ando menos cansada também, pelo menos tenho passado sem as sestas, mas com certeza que me iam saber bem à mesma. A prisão de ventre parece que entretanto já fez as pazes comigo agora só me incomodam mesmo as borbulhas que vão aparecendo na cara. E reparei também que quando desperto de noite e me ponho a ver televisão é muito difícil de ficar com sono.

O bebé está assim...

Imagem e informações retiradas daqui.

O desenvolvimento: O rosto do bebé começa a mudar. Os olhos estão mais juntos e as orelhas estão quase na posição definitiva. Os tecidos e os órgãos crescem e amadurecem rápido e o intestino começa a entrar na cavidade abdominal. O bebé já tem alguns reflexos, por exemplo o de chupar ou o de reagir quando alguém toca na barriga. Esta semana ele está do tamanho de um pêssego.