Lilypie Second Birthday tickers Lilypie Pregnancy tickers

terça-feira, 30 de novembro de 2010

E já lá vão 2!

E de certeza que não vai ficar por aqui...

Sempre soube que quando voltasse a engravidar iria pensar em coisas que nunca tinha imaginado sequer na primeira vez... iria viver com medo e sempre na esperança de que tudo corra apenas bem!

E é isso mesmo que está a acontecer. Cada dia que passa normalmente é para mim uma verdadeira vitória. E pelo meio lá vão aparecendo uns sustos para me inquietar!

Susto #1 - no Domingo andava descansadinha a passear com o meu irmão, minha cunhada e meu marido, quando de repente senti uma espécie de corrimento. A primeira coisa que me veio à cabeça foi "estou a perder sangue!", assim do nada e sem eu o conseguir evitar foi esse o pensamento que me invadiu. Fui à casa-de-banho mais próxima e fiquei super aliviada quando vi que era mesmo só corrimento (a enfermeira bem me tinha avisado que era normal durante a gravidez este aumentar um pouco).

Susto #2 - na madrugada de 2ª-feira, por volta das 6h da manhã, comecei a ter muitas dores de barriga, as quais desciam até bem lá abaixo, doendo-me tudo por dentro. Depois de ter passado o Domingo todo cheia de medo que algo acontecesse, entrei quase em pânico com estas dores. Fui à casa-de-banho aliviar a bexiga, mas nem isso ajudou, até porque quase não conseguir fazer nada... falei com o meu marido (que já estava acordado e preocupadíssimo) o qual se vestiu de imediato para me levar ao Hospital, enquanto eu voltei mais um pouquinho para a casa-de-banho. De repente notei que afinal aquilo eram gases, pois passou logo a dor... deviam de me estar mesmo a apertar tudo lá por dentro, pelas dores que causaram!

E infelizmente tem sido assim... junto com a alegria e a felicidade vai aparecendo o medo, a angústia e a incerteza se estará tudo bem ou não!

E a única coisa que eu queria era já ter passado a barreira das 12 semanas para poder ficar um pouco mais tranquila!

Surpresa agradável...

E não é que na passada 6ª-feira, mesmo quando estava para sair de casa para ir dar aulas ouvi a campainha da minha mãe e quando fui ver quem era (não pela cusquice - pelo menos não só - mas por precisar do carro dela durante uns dias), estava o meu irmão e minha cunhada à porta!

Apareceram assim do nada... sem avisar ninguém!

E sabe tãããão bem receber estas visitas lindas... é pena que tenha durado tão pouco (porque já foram embora ontem de manhã), mas ao menos já deu para encurtar um pouco a distância (eles moram na Alemanha) e matar algumas saudades... e claro, contar-lhes a boa nova pessoalmente! (Na verdade eu só queria contar depois de ter a certeza que está tudo bem, mas não podia mesmo perder esta oportunidade de lhes contar pessoalmente).

E assim foi o nosso fim-de-semana... simplesmente belo!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Às 6 semanas estamos assim

A minha barriga: ao que me parece está exactamente igual ao que já era (sim já sou barrigudinha por natureza)

O meu peso: 59,3 kg (vou-me guiar aqui pela balança de casa, caso contrário só conseguiria cá vir actualizar isto de mês a mês)

Os meus sintomas: até agora apenas sinto o peito bem dorido, principalmente quando lhe toco, uma vontade louca de estar sempre a fazer xixi e um cansaço enorme

O nosso bebe: É nesta semana que o seu coraçãozinho começa a bater e ele começa a ganhar forma, podendo medir até 4 milímetros, o que equivale a um grão de lentilha. Começam a formar-se vários órgãos, como os olhos, boca, ouvidos, pulmões, fígado, bexiga... sendo uma altura muito importante do seu desenvolvimento. O seu aspecto é este...



Imagem retirada daqui

A nossa consulta #1

Tal como eu previ a consulta não foi nada de especial:

* a enfermeira pesou-me (e amei aquela balança, pois deu-me 2kg a menos do que a de casa, ou seja, no meu ficheiro de grávida consta que peso uns maravilhosos 57kg)

* mediu-me a tensão arterial, que por sinal estava bem alta (145), como sempre que lá vou às consultas (o que não agradou nada à médica - ela diz que quer que as grávidas dela sejam bem calminhas)

* fez os cálculos de quanto tempo estou segundo a data da minha última menstruação (o que eu já sabia, claro)

* fez-me milhentas perguntas sobre o meu estilo de vida

* encheu-me de panfletos super actuais (de 2007) com informações que eu devo ler sobre a gravidez

* preencheu-me o Boletim de Grávida (e ter que andar sempre com ele parece que começa a tornar tudo isto um pouco mais real)

* a médica deu-me mais umas quantas indicações (achei-a bastante simpática, mas acho que não falou de tudo o que devia ter falado - em relação à toxoplasmose por exemplo nem falou dos alimentos que eu devo evitar comer)

* passou-me um monte de credenciais para poder fazer as análises e mostrá-las na próxima consulta (que será dia 30 de Dezembro, ou seja se até la estiver alguma coisa mal, também ninguém se importa)

* passou-me a credencial para a 1ª eco, que deve ser feita entre as 11 e as 13 semanas (ou seja só a devo marcar para a primeira quinzena de Janeiro - e até que seja o que Deus quiser)

* marcou-me a próxima consulta

* passou a carta verde para eu ter direito à isenção das consultas

* deu-me uma revistinha para ler

* deu-me um cheque-dentista

* respondeu às poucas perguntas que fiz e disse mais umas quantas coisas engraçadas...

O que realmente me chateou no meio disto tudo é que ninguém me tinha avisado para eu levar o xixi da manhã. Então a enfermeira não pôde fazer a análise à urina que, como agora já sei, se faz em todas as consultas para saber se existe alguma alteração e se é preciso fazer alguma análise específica. Enfim, agora só farão isso no dia 30 de Dezembro - outra coisa que me deixou bastante chateada (mas ainda vou tentar passar lá e perguntar se não posso lá levar a urina para a semana!).

Enfim... eu pensava mesmo que no início da gravidez as consultas seriam mais próximas umas das outras... vou ter mesmo que esperar para poder marcar a consulta no GO particular!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hoje à tarde...

Temos a nossa primeira consulta.

Sei que não vai ser nada de especial, pois é no Centro de Saúde (ainda não tenho o cartão de Saúde para marcar no GO particular).

Provavelmente vão apenas fazer as medições, passar credenciais para fazer os exames e análises e fazer algumas recomendações.

Mesmo assim estou um pouquinho nervosa (é um acontecimento que na outra gravidez não chegou a acontecer, mesmo tendo eu praticamente chegado às 8 semanas).

E o cansaço...


Parece que já se faz sentir aqui por estes lados...

Pelo menos ontem quando cheguei à escola para dar as minhas aulinhas senti-me tão, mas tão cansada, pensava que não me ia aguentar! Acho que foi a primeira vez que passei as duas aulas quase sempre sentada... mas os miúdos nem repararam. O pior é depois ainda ter que aguentar o outro trabalho até às 22h!

Acho que vou ter que me reorganizar para poder passar parte da manhã a descansar no sofá, porque da maneira que isto anda é difícil descansar! Ainda por cima agora acordo sempre por volta das 6h e pouco da manhã para ir fazer o meu xixizinho e só consigo adormecer quase quando o despertador começa a tocar às 7h30! Ai que vida a minha... (Parece-me que vou ter que trocar as manhãs no computador por umas belas sonecas!)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

E é tão bom...

... receber tantas mensagens lindas (acho que é o meu top em número de mensagens num único post meu).

Estou simplesmente feliz! É assim que me sinto. Radiante! Mas também cheia de medo...

Medo que se volte tudo a repetir!

Medo de sofrer de novo!

Medo de passar por tudo outra vez!

Mas bem cá no fundo estou com o pensamento bem positivo e com uma grande esperança de que tudo seja simplesmente maravilhoso desta vez! Espero não me engarnar...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Coisinhas novas...

Mudifiquei um pouco o blog e acrescentei umas coisinhas sobre a gravidez.

Espero que gostem!

Quero agradecer...

...todas as mensagens lindas e encorajadoras que me deixaram (ou que ainda venham a deixar).

Um muito obrigada a todas!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prova superada - por enquanto!

Então vamos cá levantar o véu e contar as novidades (preparem-se que isto vai ser longo)...

Como já aqui disse, depois de saber que poderia estar com um pequeno descontrole hormonal decidi procurar um seguro de saúde que não tivesse período de carência. Depois de muito ler e perguntar decidi na semana passada fazer o Cartão Activecare Geral, o qual tem que ser alterado para o Maternal quando engravidar.

Além disso este é o segundo ciclo em que estou a fazer o gráfico de temperatura basal. Não sei se teve a ver com o óleo de onagra que ando a tomar ou não, mas é certo que ele não tem tantos altos e baixos como o outro que eu tinha feito (será que o óleo me regulou mesmo as hormonas?). De acordo com o meu querido gráfico eu ovulei no dia 3 deste mês, dia a partir do qual a minha temperatura começou a subir e a descer alternadamente. Na 6ª-feira passada qual não foi o meu espanto quando a temperatura em vez de descer, como eu estava à espera, subiu ainda mais. Como já era o 15º dia depois da ovulação eu decidi no Domingo fazer o último teste de gravidez que eu tinha cá em casa, mas no Sábado de manhã e minha curiosidade não me deixou esperar mais e passados os 5 minutos (e mesmo quando eu já ia desistir de olhar para o teste) vi isto:

Acordei meu marido para saber se ele também via a risca e ele apontou logo para o lugar onde ela estava (e ainda me perguntou porque não o deixei dormir mais 10 minutos). Mas estava tudo a ser tão irreal. Eu não conseguia simplesmente acreditar no que estava a ver. Parecia ser tudo da minha imaginação, tão clarinha que a risca estava que mal se via. Decidi então repetir o teste hoje, em princípio no laboratório. No entanto, no Domingo de manhã lembrei-me que se fosse no laboratório provavelmente o resultado só sairia à tarde e como eu ia dar explicações não teria tempo de lá passar. Convenci então o meu marido a ir comigo procurar um teste de gravidez (estava à procura de um teste digital que indica o número de semanas, mas não o encontrei em lado nenhum, então comprei o primeiro que tinha na úlima parafarmácia pela qual passámos).

Hoje de manhã, um pouco ansiosa e já com a minha pobre bexiga a rebentar pelas costuras (que já tinha dado sinal durante a noite, o qual eu ignorei para guardar tudo para de manhã) lá fui eu fazer o 2º teste para confirmar tudo. Meu marido tapou logo o teste e só me deixou olhar para ele passados os 5 minutos (provavelmente para me poupar de estar tão ansiosa) e foi então que vi isto:



Nem quis acreditar quando vi a risquinha! Era mesmo POSITIVO!!! Parecia (e ainda parece) tudo mentira. Não está tão escura como eu gostava que estivesse, mas comparando com o teste de Sábado está bem mais marcada.

Continua a ser difícil acreditar que passado quase um ano tenho uma nova estrelinha a brilhar dentro de mim, mas aos poucos já me vou habituando à ideia (e pedindo bem baixinho para que desta vez ela não deixe de brilhar). Desejem-me sorte, que bem vou precisar nos próximos tempos (mas agora preciso é de dormir que já estou aqui farta de piscar os olhos)...

domingo, 21 de novembro de 2010

E hoje...

Saímos de manhã para fazer uma pequena compra.

Não encontrei bem bem o que estava à procura, mas vai ter que servir.

E já falta tão pouco para amanhã...

sábado, 20 de novembro de 2010

E o dia amanheceu lindo...

O sol a entrar pela janela...

Tudo é maravilhoso!

E a dúvida cada vez maior...

Será que posso mesmo acreditar?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E cá por estes lados...

A ansiedade já se começa a fazer sentir. E de que maneira!

E junto com esse nervoso miudinho mais umas quantas coisas que não sei se serão apenas fruto da minha imaginação ou não (pelo menos a dor que sinto no peito não é só da minha cabeça, porque dói mesmo!)... mas prefiro nem pensar demais para depois não me desiludir.

Vamos lá manter a calma mais uns dois diazinhos, pode ser?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ai esta fome...

Que não me deixa sossegada!

Ultimamente pareço uma verdadeira esfomeada (ainda há pouco estivemos a jantar e parece que continuo com um buraco no estômago! Vou mas é dormir para ver se a fome passa.).

E entretanto...

Enquanto umas coisas já estão resolvidas, outras ainda se estão a resolver...

E que corra tudo bem!

(Se eu não semana passada achava que estava sem tempo, esta semana então... ainda não parei um segundo, sempre de um lado para o outro. Com tanta agitação já por 3 dias que me esqueço de por a máquina da louça a lavar à noite... ai esta cabecinha!!! Espero hoje não me esquecer. Alguém me pode lembrar por favor?!)

E já está...

Ontem lá fui eu fazer o cartãozinho do seguro de saúde (que não é bem bem um seguro, mas vai servir como tal!).

Não sabia ainda bem bem qual deles fazer, mas acho que tomei a decisão mais sensata... e se para a semana for preciso mudar o cartão mudo e pronto!

Mais uns dias e já saberei o que fazer! (espero)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Acho que está decidido...

E amanhã vou tratar de fazer o seguro (ou cartão de descontos, se preferirem).

Pelo menos já sei qual hei-de fazer. Tem a vantagem de ser mais barato, mas a desvantagem de eu ter que mudar de cartão assim que engravidar - e essa mudança pode demorar de uma a duas semanas, mas não há-de ser nada (espero!).

A grande dúvida que fica agora é na escolha de médico. Devo escolher a médica de Coimbra que me foi recomendada pela Drª de Lisboa (porque descobri hoje que com o cartão que irei fazer as consultas afinal ficam a €35 em vez dos €90, mas terei que pagar pelo menos a primeira ecografia à parte, que me vai custar quase €55) ou um médico aqui de Aveiro que me foi recomendado por uma amiga e que segundo a sua secretária é o próprio a fazer os partos às suas pacientes aqui no Hospital público? Além disso, para ir à Drª em Coimbra terei que perder um dia de trabalho, enquanto que o horário de atendimento do Dr. de Aveiro é perfeitamente compatível com o meu.

Ai duvidazinha cruel...

E para a semana (por um motivo ou por outro) já devo ter que marcar uma consulta.

domingo, 14 de novembro de 2010

E ultimamente...

Tenho-me sentido tão cansada! Só me apetece dormir...

Se eu pudesse tirava uns diazinhos de férias só para por o sono em dia!

Domingos devia de haver 2!

E era logo um a seguir ao outro.

Podia ser que ao menos assim eu conseguisse descansar um dia inteiro na semana.

Porque isto de trabalhar ao Sábado estraga logo o fim-de-semana todo e é impossível eu não ter nada para fazer no Domingo e poder passá-lo inteirinho no sofá só a aproveitar a vida!

Surpresa conseguida...

Ontem houve uma festa surpresa cá em casa...

O meu marido esteve de parabéns e como é muito preguiçoso para combinar alguma coisa com os amigos decidi organizar-lhe uma festinha surpresa que felizmente correu mesmo bem.

O mais engraçado foi saber mais tarde que ele estava um pouco desconfiado, mas como entrou em casa e não viu ninguém para lhe fazer a surpresa pensou que seria tudo coisa da imaginação dele. Mas afinal a surpresa chegou mais tarde, junto com os meus pais. Conseguimos enganá-lo bem!

E pela cara de alegria dele quando viu os amigos todos a entrar valeu mesmo a pena!


*Parabéns meu amor pelos teus 29 aninhos. E obrigada por estes maravilhosos 7 anos que já passámos juntos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

São Martinho...

No dia de São Martinho, come-se as castanhas e bebe-se o vinho.

Para não deixar passar o dia em branco, mesmo chegando a casa já depois das 22h30, ainda pus umas castanhinhas no forno a assar.

E tive que comer praticamente tudo sozinha porque meu marido só comeu duas. Ai ai, esperemos que não dê mau resultado...

Semaninha de loucos...

Tenho andado sem tempo para passar por aqui.

Espero que acalme.

E já vou ter que sair outra vez a correr, mas é por uma boa causa.

domingo, 7 de novembro de 2010

Abençoado GPS!

Aconselho vivamente a que todas as pessoas condutoras, que têm veículo próprio, andem sempre acompanhadas de um GPS!

Não vá acontecer como aqui à Chica Esperta, que ontem decidiu contornar um Desvio por umas ruas lindas que não conhecia de lado nenhum, só para não voltar para trás e ao fim de uns 10 minutos não fazer a mínima ideia de onde estava, nem por onde tinha vindo!

Bendito GPS, que cumpriu perfeitamente a sua função e me trouxe de volta a casa!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Há coisas que embelezam a vida!

Uma delas é o amor...


E eu adoro estas suprezinhas!

De voltas trocadas

Começo a achar que não adianta mesmo fazer grandes planos.

Sempre que penso e tenho a intenção de fazer alguma coisa cá em casa num determinado dia acontece alguma coisa... ou é o meu pai que me pede para lhe fazer ou resolver algum assunto com ele, ou a minha mãe que me chama para fazer alguma coisa, ou, bem pior que isso, pedirem-me à noite para ir trabalhar logo de manhã no dia a seguir.

Hoje, mais uma vez, foi um dia assim. Tinha pensado em começar a adiantar as arrumações cá em casa para ficar com o fim-de-semana mais livre e ontem quando cheguei ao trabalho às 18h pediram para eu ir trabalhar hoje às 9h30. O mau disto tudo é que fico sem espaço de manobra, uma vez que saio do trabalho às 22h! Então hoje foi um dia daqueles... antes de sair de casa ainda estendi uma máquina de roupa e lá fui eu trabalhar até quase às 14h. Depois fui almoçar com o maridão, depositar uns cheques, comprar umas coisas que me faltavam cá em casa, vir num instantinho a casa buscar as coisas e preparar tudo para as aulas. Às 16h já estava na escola a dar a minha primeira aula e às 18h de volta à Escola de Línguas até às 21h (ainda bem que à 6ª saio um pouco mais cedo)!

Ainda bem que isto não acontece sempre, pois era bem capaz de dar em doida se assim fosse!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estranhamente...

Sinto-me animada, bem disposta e nada deprimida...

Talvez isso se deva ao facto de eu agora saber o que se poderá estar a passar comigo, tendo objectivos concretos. Sei que agora posso fazer alguma coisa para tentar resolver este problema e já não preciso de andar às cegas.

Hoje já me empenhei e passei a manhã toda a pesquisar sobre Seguros de Saúde e a enviar mails a perguntar preços e condições. Dependendo das respostas logo vejo se vale ou não a pena e como irei ultrapassar este pequeno precalço!

(Estou realmente com fé de que seja algo simples e rápido de resolver)

Ontem foi dia de compras...

Finalmente fui comprar o Zinco.




Dizem (e li no meu livro sobre a alimentação na gravidez) que faz bem e que ajuda a prevenir abortos, então não deve fazer mal nenhum tentar - ainda para mais sendo um produto natural de uma ervanária.

E o melhor de tudo é que ele é também indicado para as borbulhas (vamos lá ver se é agora que me livro delas!).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novidades...

Finalmente recebi hoje a resposta da Drª ao e-mail gigantesco que lhe enviei.

Ao que lhe parece devo ter um ligeiro descontrolo hormonal, o que pode fazer com que nem todos os ciclos ovule, pelo que me aconselha a fazer umas análises hormonais e ir a uma consulta para não estar tão ansiosa. Mas pior ainda é que a colega que ela me indicou trabalha numa clínica que cobra €90 por cada consulta!

Ao menos já sei o que fazer. Agora só não sei como?! Será que vale a pena ir ao Centro de Saúde ver se me passam as análises e se me conseguem seguir lá? Ou será que devo mesmo ir a uma consulta particular e tratar tudo lá (só não sei com que dinheiro!).

Bem, talvez o melhor agora seria tentar informar-me junto da clínica em relação aos preços e ver o que está incluído nesses €90.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

E estamos de volta...

Depois de uma fim-de-semana com a família do marido, muito sofá, muita comida, muitos bolos, muito descanso, muita preguiça...

Gosto de fazer estas visitas, matar saudades, conversar ao vivo (que não é bem bem a mesma coisa de quando se está longe e se fala por telefone ou e-mail), conviver, jogar, rir... e é tão bom estar assim, sem se pensar em nada de especial.

E a viagem em si também foi óptima. Costumamos fazê-la de carro, mas desta vez decidimos ir de comboio. E aconselho! É tranquila, sem o stress de ter que conduzir, tomar conta do nosso carro e o dos outros, sem medo do carro derrapar por causa do mau tempo e ainda dá para ver um filme.

Mas por muito bom que seja estar fora de casa, também é sempre tão bom regressar ao que é nosso (o que não é nada bom é o quilinho que a balança mostra a mais! Ai ai... esta cozinha da sogra mata-me - e a minha boca também que não consegue ficar fechada! Já disse ao meu marido que terei que fazer uma dieta vitalícia!).

E cá estamos nós... de volta à velha rotina!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

E aqui em Sintra...

Tivemos um dia cheio de chuva e muito vento.

Foi excelente para ficar em casa, dormir uma sesta de 2 horinhas (coisa que já não fazia há imenso tempo) e jogar umas partidas de Cluedo agora à noite - que só acabaram agora, quase às 2h da manhã.

Sabe tão bem passar o tempo com esses joguinhos e não pensar em mais nada!